Unidades de Medidas

Transformação Energética

Como podemos gerar energia elétrica a partir da queima calórica?

Convertendo Energia: Watts, joules, calorias, quilocalorias...

Sabia que você pode transformar a energia do seu movimento em eletricidade? Um exemplo interessante de reciclagem energética é dado pela Greenasium, uma academia eco-friendly nos Estados Unidos, que utiliza equipamentos movidos à energia cinética dos alunos. No Brasil, você pode participar da campanha Pisada Eletrizada e sair no lucro reciclando sua gordura corporal. Mais links com iniciativas similares foram listados abaixo, no final desta página.



Qual a medida certa?

Joule (J) é uma unidade de medida usada para medir energia mecânica e térmica. No Sistema Internacional de Unidades, um watt (W) equivale à potência de um joule por segundo, e para converter uma caloria em joule, devemos multiplicá-la por 4,1868.

Uma caloria (cal) é igual a mil quilocalorias (kcal), porém normalmente usamos o termo caloria de forma equivocada em nosso cotidiano. Por exemplo, ingerir 2.000 cal por dia e continuar esfomeado não é sinal de gula, e sim de uso correto da abreviatura. Talvez essa fome passe com uma ingestão diária de 2.000.000 cal (2.000 kcal). Entendeu a diferença que há entre cal e kcal? O k inicial equivale a mil vezes a medida que vem em seguida.

Siglas de calorias e quilocalorias começam com letra minúscula, pois somente as unidades de medidas que usam nomes próprios devem iniciar com maiúscula. Joule é um exemplo disso porque refere-se ao sobrenome do físico britânico James Prescott Joule, que descobriu relações entre trabalho e calor em meados do século XIX. Idem para W, sigla em homenagem a James Watt, matemático e engenheiro escocês que realizou significativas melhorias no motor a vapor em 1769.

Convém lembrar também que, quando alguém escreve Cal em vez de cal, pode estar querendo dizer kcal. E, finalizando nossa sopa de letrinhas, o símbolo kJ quer dizer quilojoule, cuja unidade é igual a 1000 J ou 0,24 kcal, aproximadamente, pois o número contém muitas casas decimais (0,2388458966275 quilocalorias).

A recomendação dos profissionais de saúde sobre quanta energia devemos ingerir diariamente costuma ficar em torno de 2.000 kcal, valor este que varia conforme nosso biótipo e estilo de vida. Por isso, é tão importante o acompanhamento de especialistas quando queremos emagrecer.

 

Caso queira saber quanto você precisa se exercitar fisicamente para conquistar e manter seu peso ideal, utilize o ClickChute, aplicativo multifuncional que faz cálculos baseados nas medidas do corpo humano, mostrando dados sobre quantas calorias queimamos praticando atividade física, qual a frequência cardíaca ideal durante os exercícios, e quanto devemos treinar para atingirmos nossas metas e ficarmos felizes com nosso peso corporal. Ainda não possui login e senha neste portal? Faça agora sua assinatura e comece a monitorar seus treinos. Quer mais uma vantagem? É grátis.

“Mexa-se mais, corra e deixe o sedentarismo para trás.”
Ne Oliveira

Veja também:
À luz das calorias
Uma academia diferente
Sustentabilidade dançante
Bicicleta gerando energia numa fachada
Caminhar sobre revestimento especial gera energia
Português desenvolve tecnologia que transforma energia cinética em elétrica
Designer cria máquina de exercícios que transforma movimento em eletricidade
Pesquisadoras criam bola que transforma energia cinética dos chutes em eletricidade
Empresas fazem pesquisas para transformar pisadas em energia elétrica
Calça transforma energia cinética da corrida em eletricidade
Estática dá nova dinâmica às roupas eletrônicas
Bike Bar: produzindo energia com bicicletas
Vilarejo de Ruanda gera luz com pedal
Lâmpadas acesas a partir do pedal
EcoGreens lançamento Kaiak Urbe
Siva Cycle Kickstarter Video
Pavegen Systems



 VoltarContinuar

| Home | Mail |

Copyright © Ne Oliveira. Todos os direitos reservados.